ESPECIALIDADES

O QUE FAZEMOS

Nossa equipe de especialidades trabalha em estreita colaboração com o veterinario da família e pais de animais de estimação, para desenvolver o melhor pacote preventivo para cada paciente.

Na medicina humana, os pacientes consultam com clínicos gerais para avaliações de rotina e preocupações com a sua saúde geral. Muitas vezes, quando detectado uma patologia importante, o médico de cuidados primários encaminha este paciente a um especialista. O mesmo agora acontece com a medicina veterinária.

Como seus médicos, os especialistas veterinários são médicos de medicina veterinária que optam por se especializar em uma área de medicina, cirurgia ou espécies específicas. Um veterinário de cuidados primários pode encaminhar seu paciente a um especialista quando encontrar um problema complicado que requer treinamento avançado, experiência, habilidade ou equipamento para diagnóstico ou tratamento. Todos os dias, especialistas da UFAPE realizam procedimentos antes reservados apenas para pessoas, trazendo para seu pet o tratamento de ponta que ele merece.

Liderada por Alessandro Martins, veterinário intensivista de maior credibilidade no Brasil, com mais de 11 anos liderando UTIs veterinárias, estamos aqui para lutar pela vida de seu pe. Nossas equipes de especialidade trabalham em estreita colaboração com veterinários da família e pais de animais de estimação para desenvolver o melhor plano de tratamento possível para cada paciente. Acreditamos firmemente que esta abordagem colaborativa para o cuidado leva a melhores resultados. Este respeito pelo vínculo entre o paciente, pai/mãe do animal de estimação e o veterinário da família, combinado com nossos anos de experiência e compaixão, conquistou a UFAPE sua reputação de excelência.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSAS ESPECIALIDADES

Nefrologia
Nefrologia

O Médico Veterinário Nefrologista atua na prevenção e tratamento da doença renal, por meio de orientação e manejo nos casos de hipertensão arterial, infecção urinária, urolitiases, alterações hidroeletrolíticas (alterações dos minerais do sangue como cálcio, fósforo, potássio, sódio, etc), Doença policística renal, complicações de doenças auto-imunes, glomerulonefrites, e é também responsável pela execução  de procedimentos como hemodiálise e diálise peritoneal naqueles animais que venham a precisar. 

Pneumologia
Pneumologia

A Pneumologia Veterinária é a especialidade responsável por tratar as doenças que afetam as vias respiratórias incluindo laringe, traqueia, pulmões, brônquios e bronquíolos.

As doenças respiratórias em cães e gatos tem caráter etiológico muito diverso e podem ser extremamente desafiantes quanto ao seu manejo e diagnóstico, portanto, o pneumologista tem como foco de atuação o diagnóstico, tratamento, prevenção das doenças que envolvam todo o trato respiratório.

Os principais sintomas que fazem os tutores de cães e gatos buscarem o especialista são:

  • falta de ar,
  • fadiga constante,
  • tosse prolongada,
  • rouquidão,
  • infecções respiratórias frequentes,
  • ronco alto,
  • chiados no pulmão,
  • respiração que se assemelha a um assobio,
  • escarro purulento ou com sangue,
  • respiração prolongada e boca aberta em gatos,
  • cor azulada ou arroxeada na língua e gengivas e
  • dificuldade para dormir.
Gastroenterologia
Gastroenterologia

A gastroenterologia é a área que se dedica às doenças do esôfago, estômago, intestinos, fígado e pâncreas. Cães e gatos com frequência apresentam vômitos, diarreia, alterações hepáticas e outras situações que requerem atendimento especializado, principalmente se o quadro for crônico.

Endoscopia digestiva e respiratória
Endoscopia digestiva e respiratória

O serviço de endoscopia gástrico e respiratório da UFAPE funciona 24hs por dia, atendendo todas as demandas de urgências e emergências endoscópicas, tais como, ingestão de corpo estranho, sangramentos digestivos, passagem de sondas para alimentação, obstruções, biópsias dentre outros.

Conta ainda com a praticidade de realização dos procedimentos a beira leito, nos pacientes de UTI caso seja necessário.

Nosso serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória está em constante aperfeiçoamento e em sintonia com a medicina veterinária moderna e os avanços dos métodos pouco invasivos, proporcionando desta maneira, o melhor da endoscopia diagnóstica e terapêutica, eletiva e de urgência.

Clínica Geral
Clínica Geral

O Clínico Geral realiza a primeira consulta do paciente, onde é feita a triagem de cada caso. Muitos casos são resolvidos até o fim, porém, se detectado a necessidade de um atendimento especializado, é responsabilidade do Clínico Geral encaminhar para um especialista.

Comportamento animal
Comportamento animal

Assim como em humanos, sabe-se hoje da importância da saúde mental na vida dos animais. Lutamos pela qualidade de vida do seu pet, e acreditamos que companheiros conectados só nos trazem benefícios. Reconhecendo as dificuldades de compreensão e entrosamento com nossos peludos nos primeiros anos de convivência, a UFAPE firmou uma parceria com o especialista em comportamento animal Luis Zuccolo.

Formado em zootecnia, Luis transformou sua facilidade em se comunicar com os animais em seu trabalho, ajudando a estabelecer uma convivência harmônica entre pets e seus donos. Luis acredita que a educação é a mesma para qualquer espécie, diferenciando-se apenas na maneira que ela é transmitida indivíduo a indivíduo.

Nossos planos de medicina preventiva primeiro ano de vida e PLUS contam com a presença deste profissional para ajuda-los a garantir um pet mais feliz! Agende sua consulta na UFAPE.

Neurologia
Neurologia

Reconhecendo a alta complexidade e recorrente casuística de patologias ao sistema nervoso central e periférico, a UFAPE disponibiliza aos seus clientes o atendimento de neurologia especializado. Agende sua consulta!

Oncologia
Oncologia

A UFAPE está ao lado de seu pet durante todos os momentos. Sabendo da alta prevalência de câncer entre cães e gatos atualmente, a UFAPE se preparou para acolher seu pet e você neste momento tão difícil. Na nossa clínica você conta com atendimento especializado oncológico, tratamento e uti de primeiro mundo, centro cirúrgico e exames complementares de alta complexidade.

Oftalmologia
Oftalmologia

Oftalmologia Veterinária

As doenças oculares são frequentes em cães e gatos, a atuação do médico veterinário especializado em Oftalmologia é importante nestes casos, por isso, fique atendo, sempre que seu animal apresentar qualquer problema ocular, este profissional deve ser procurado. Fique atento às seguintes alterações:

  • Olhos vermelhos
  • Presença de secreção ocular
  • Alterações do aspecto do olho – esbranquiçado, azulado, avermelhado, etc…
  • Alterações de tamanho ou posição do globo ocular
  • Assimetria entre os olhos
  • Olhos fechados, piscando excessivamente ou parecendo inchado
  • Fotofobia (desconforto associado à claridade)
  • Prurido (coceira) nos olhos

Importância da Oftalmologia em cães e gatos

As doenças oculares podem trazer desconforto ao animal ou comprometimento da visão. Nestas condições, procedimentos diagnósticos específicos, uso de equipamentos especializados e a indicação do tratamento adequado são fundamentais para manutenção da qualidade de vida desses pacientes  e podem garantir quando possível, a preservação da visão.
Estas alterações podem estar relacionadas à predisposição genética, senilidade, infecções, traumas, neoplasias, doenças sistêmicas, entre outras causas. Como exemplo, podemos citar os cães de raças braquicefálicas que são predispostos ao desenvolvimento de doenças da superfície ocular, como as ceratites ulcerativas e ceratoconjuntivite seca (“Síndrome do olho seco”). Doenças sistêmicas de causas diversas (infecções, tumores, endocrinopatias, etc…) podem levar ao envolvimento ocular, como a exemplo a Diabetes Melitos é causa frequente de catarata em cães. Em gatos algumas viroses sistêmicas podem ser associadas a alterações oculares de gravidade variável, podendo manifestar–se como uveítes (inflamação intra-ocular), conjuntivites e ceratites ulcerativas (úlceras de córnea).
Em todos os casos, o exame oftalmológico periódico é fundamental para diagnosticar precocemente e prevenir complicações associadas aos olhos, representando um cuidado importante com a saúde dos animais.
O serviço de Oftalmologia Veterinária da UFAPE conta com profissionais especializados e com ampla experiência na área, além de estar equipado para realização dos principais exames necessários para os diagnósticos.

Para maiores informações procure um Clínico Veterinário de confiança que, caso necessário, encaminhará o paciente para um Médico Veterinário Oftalmologista.

Em caso de emergência venha o mais breve possível, pois nossa equipe de Clínicos Veterinários está capacitada a fazer o pronto-atendimento 24 horas todos os dias, inclusive domingos e feriados.

Conheça nossa equipe de Oftalmologistas

Dra. Andréa Barbosa – Oftalmologia
Dra. Andréa Barbosa – Oftalmologia
  • Médica Veterinária responsável pelo serviço de Oftalmologia – UFAPE.
  • Doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária, na área de Oftalmologia – FMVZ-USP.
  • Mestrado em Cirurgia Veterinária, na área de Oftalmologia – UNESP de Botucatu.
  • Graduação em medicina veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP de Botucatu.
  • Professora de Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica – UNISA.
  • Responsável pelos setores de Oftalmologia dos Hospitais Veterinários UNISA e UAM.
  • Coordenadora do curso de pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – UNISA.
  • Sócia/Coordenadora da empresa VetMasters Eventos.
MSc. Juliana de Souza Jorge – Oftalmologia
MSc. Juliana de Souza Jorge – Oftalmologia
  • Mestranda na área de Oftalmologia – FMVZ-USP
    Pós-graduada em Clínica Médica – UNISA
  • Pós-graduada em Oftalmologia Veterinária – Anclivepa
  • Curso de Ciências Básicas em Oftalmologia – Hospital das Clínicas São Paulo
  • Sócia/Coordenadora da empresa VetMasters Eventos
  • Integrante da equipe de oftalmologia da Clínica VetMasters.
  • Graduada em Medicina Veterinária – FMU
MSc. Débora Galdino Pinto – Oftalmologia
MSc. Débora Galdino Pinto – Oftalmologia
  • Doutoranda em Clínica Cirúrgica Veterinária – FMVZ-USP.
  • Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária – FMVZ-USP.
  • Pós-graduada em Oftalmologia Veterinária e Microcirurgia Ocular – Qualittas.
  • Pós-graduada em Manejo e Conservação da Fauna Silvestre – UNISA
  • Graduada em Medicina Veterinária – UNISA.
  • Graduada em Ciências Biológicas – UNISA.
M.V. Isabela Perez – Oftalmologia
M.V. Isabela Perez – Oftalmologia
  • Aprimoramento em Cirurgia de Pequenos Animais – UNISA
  • Pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais – UNISA.
  • Pós-graduanda em Oftalmologia Veterinária – Anclivepa.
  • Membro da equipe de cirurgia geral – PETZ.
  • Professora do curso de Técnicas Cirúrgicas – CETAC.
  • Coordenadora do curso de pós-graduação em Medicina Intensiva – Equalis.
  • Monitora do curso de pós-graduação em Cirurgia de Pequenos Animais – Equalis.
  • Graduada em Medicina Veterinária – Anhembi Morumbi.
Dermatologia
Dermatologia

Problemas de pele são frequentes entre nossos peludos, mas infelizmente nem sempre de fácil resolução. Identificando que casos complexos necessitam de atendimento especializado, a UFAPE traz para seu pet um atendimento de ponta.

Animais Exóticos
Animais Exóticos

Os animais silvestres tem um espaço especial em nossos corações. Para nossa alegria, estes estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, sendo necessário um atendimento especializado com o mesmo nível de qualidade técnica e acesso a exames complementares de ponta como cães e gatos. A UFAPE acredita que todas as vidas valem ser vividas, e por isso lutaremos e faremos de tudo pelo seu pet exótico como se fosse nosso.

Cardiologia
Cardiologia

O Cardiologista Veterinário é responsável pelo diagnóstico, tratamento, acompanhamento e manejo das doenças relacionadas ao coração do seu animal de estimação.
As doenças cardíacas costumam manifestar sintomas de difícil diferenciação com outras patologias. O cansaço, tosse, perda de peso e a cianose podem ter causas variadas, como doenças respiratórias, insuficiência cardíaca, dentre outras. Iniciar o tratamento desses sintomas com base em um suposto problema cardíaco, sem comprovação de um cardiologista veterinário, pode ser perigoso e comprometer a vida do paciente.

Para mais receber mais informações sobre a UFAPE ou tirar dúvidas sobre nossos pacotes de medicina preventiva e especialidades, entre em contato com nossa equipe.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 
 

 

 

 

Receba as novidades UFAPE no seu e-mail