As raças de cachorro pequeno estão entre as mais adoradas por quem busca companheiros leais, fofos e fáceis de adaptar a espaços menores.
Esses pets são conhecidos por suas personalidades encantadoras, tamanhos compactos e versatilidade, fazendo com que se destaquem como ótimas opções para diferentes estilos de vida.
Para quem vive em um apartamento ou tem uma casa sem quintal, os cães de pequeno porte podem ser a escolha perfeita, proporcionando amor e diversão sem exigir grandes áreas para se exercitar.
Quer saber peculiaridades desses animais?
Pois bem, neste post da Ufape Hospital Veterinário, vamos apresentar algumas das raças pequenas de cachorro mais queridinhas, além de destacar suas características e porque são tão populares entre os amantes de pets. Veja só!
Os cachorros de raças pequenas são aqueles cujo peso varia até 10 kg e sua altura fica entre 15 cm e 45 cm (medida feita da pata até os ombros, que é o padrão oficial de medição para cães).
Mesmo quando são filhotes, é possível identificar se um pet pertence a uma raça de pequeno porte, pois nas primeiras semanas de vida, eles apresentam um crescimento acelerado.
Após esse rápido desenvolvimento inicial, o crescimento é mínimo, visto que já alcançaram quase o tamanho adulto nessa fase.
O conhecimento técnico sobre as características de cada pet é fundamental para proporcionar um atendimento de qualidade.
Ao repassar essas informações para os tutores, é possível ajudá-los a tomar decisões mais informadas na escolha de uma raça pequena de cachorro que atenda suas necessidades.
A seguir, confira mais detalhes sobre as principais particularidades das raças de cães de pequeno porte que são atendidas pelos médicos-veterinários no Brasil:
O Pinscher é uma raça bastante popular entre os brasileiros. Possui um temperamento agitado e protetor, o que pode resultar em um animal que late com frequência.
Embora seja um tamanho ideal para apartamentos, não é considerado um cão calmo, o que deve ser avaliado antes de decidir por um.
Altura média: 27 cm.
Peso médio: 3 a 5 kg.
Esta é considerada a menor raça do mundo, podendo viver até 20 anos se receber os cuidados adequados.
Além de seu porte pequeno, os Chihuahuas são destemidos e muito adoráveis.
Eles necessitam de proteção contra o frio, mas são adaptáveis e têm um bom humor contagiante.
Altura média: 15 cm.
Peso médio: 1,5 a 3 kg.
Esse pet é muito ativo, cheio de energia, adora brincar, é afetuoso e, mesmo sendo pequeno, se destaca como um excelente cão de guarda, o que pode resultar em dificuldades ao encontrar estranhos e outros animais.
Por conta dessas características de personalidade, é recomendável que o Lulu da Pomerânia se acostume desde filhote com a presença de visitantes em casa para que compreenda que isso é normal e não representa perigo para ele ou seus tutores.
Altura média do Lulu anão: 22 cm.
Peso médio do Lulu anão: 2 a 4 kg.
Popularmente conhecido como “salsinha”, essa raça é bastante admirada há muito tempo e se dá bem em ambientes familiares. São enérgicos e curiosos, gostam de estar em movimento e são protetores e autônomos.
São cães curiosos, que podem passar longas horas explorando com o nariz e se adaptam bem à vida em apartamentos.
Altura média: 21 cm.
Peso médio: 5 a 13,5 kg.
O Poodle é uma raça com diferentes tamanhos, incluindo as variações gigante, médio, toy e miniatura. As versões médio, toy e miniatura são consideradas cachorros de raça pequena.
Esse animal é uma excelente opção para quem vive em apartamento, pois se adapta facilmente e adora estar próximo às pessoas.
O Maltês é um cachorro pequeno de raça que, apesar de ser peludo, não costuma soltar muito pelo.
Cães dessa raça são dóceis, animados, teimosos e cheios de energia, o que pode fazer com que latam bastante. Mesmo sendo pequenos, são corajosos e estão sempre prontos para proteger seus tutores.
Além disso, gostam tanto de brincar quanto de passar tempo no colo dos tutores, e podem ficar ansiosos quando deixados sozinhos por longos períodos.
O Shih-Tzu, com seu pelo macio e aparência encantadora, conquista a todos com seu comportamento calmo e afetuoso.
É uma ótima escolha para quem tem crianças e mora em apartamento. Esses pets são brincalhões, cheios de energia e muito sociáveis, por isso precisam de caminhadas diárias.
Apesar de terem uma pelagem abundante, não soltam muitos pelos.
O Pug é facilmente reconhecido pelas suas dobrinhas, focinho achatado e bochechas adoráveis.
Essa raça pequena é perfeita para apartamentos, sendo carinhosa e muito apegada aos tutores, o que a torna uma excelente companhia, especialmente para quem mora sozinho.
O pet é um cão leal que adora ficar ao lado de seu tutor.
O Lulu da Pomerânia é um cachorro de raça pequeno ideal para apartamento, inclusive, é que mais faz sucesso entre os tutores.
Os cães são de tamanho pequeno e peso leve, apresentando uma pelagem densa, suave e abundante, composta por duas camadas de pelos. A cauda deles é alta, bem plumada e bastante volumosa.
O corpo, assim como o rosto e a cauda, é mais peludo em comparação com os membros, que são curtos e proporcionais ao seu miniporte.
As orelhas mantêm-se sempre em pé, o focinho escuro é destacado e os olhos têm formato amendoado, além de serem brilhantes.
O Poodle é extremamente fácil de treinar e possui uma inteligência tanto prática quanto adaptativa acima do comum. Além de ser ágil, é um cão decidido, obediente e que aprecia fazer o tutor feliz.
Essas qualidades fazem com que esse cachorro de raça pequena seja reconhecido por sua inteligência e habilidades.
No geral, raças de cachorro de porte pequeno têm uma expectativa de vida maior do que as de raças maiores.
Em média, eles vivem entre 12 e 16 anos, dependendo de vários fatores, como genética, cuidados veterinários, dieta e estilo de vida.
A propósito, alguns pets podem até ultrapassar esse intervalo e viver até 18 anos ou mais. Por exemplo:
Boa alimentação, exercícios regulares e consultas ao veterinário clínico são essenciais para ajudar as raças de cachorro pequeno a viverem mais e com qualidade.
As pequenas raças de cachorro podem ser mais suscetíveis a certas condições de saúde em comparação com raças maiores, mas isso não significa que sejam inerentemente mais propensas a ficarem doentes.
A predisposição a problemas de saúde pode variar de acordo com o pet específico. Veja alguns pontos a considerar:
Embora cachorros de raça pequeno possam ter algumas vulnerabilidades específicas, com a devida atenção à saúde, nutrição e exercícios, elas podem levar uma vida longa e saudável.
Se você está interessado em comprar um cachorro de raça pequena, existem várias opções a considerar:
Antes de optar por uma raça de cachorro pequeno peludo, é essencial fazer uma pesquisa cuidadosa e considerar o compromisso a longo prazo que um novo animal envolve.
Agora que você já sabe qual a melhor raça de cachorro para apartamento pequeno, é válido lembrar que aqui na Ufape Hospital Veterinário e UTI 24h temos convicção de que a vida é inestimável.
Nosso compromisso é intervir nos casos mais críticos e empenhar-nos diariamente para tornar a prevenção o melhor aliado na promoção da qualidade de vida dos animais.
Nossos especialistas dedicam-se diariamente a oferecer cuidados veterinários de excelência, proporcionando aos animais o tratamento de vanguarda que merecem.
Além disso, estamos empenhados em oferecer o melhor tratamento, como as vacinas para cachorros, para diversas condições provocadas por variadas doenças, visando proteger seu cãozinho.
Se você está interessado e deseja saber mais sobre raça de cachorros pequenos, estamos à disposição para ajudar!
Entre em contato conosco agora mesmo: