Tártaro em cachorro, também conhecido como cálculo dental, é um problema comum que pode afetar a saúde bucal dos pets, causando desconforto e complicações mais graves se não tratado a tempo.
Acúmulos de placas bacterianas e resíduos alimentares nos dentes podem endurecer, levando à formação de cálculo que além de mau hálito, pode evoluir para gengivite, perda dentária e até mesmo infecções mais sérias.
Quer saber como evitar tártaro em cachorro?
Logo, neste post da Ufape Hospital Veterinário, vamos relatar as principais causas dessa condição, dicas para entender como prevenir o problema e as formas mais eficazes de tratamento para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal.
O tártaro em cães, termo popular para cálculo dentário, assim como nos humanos, é um problema bucal causado pelo acúmulo de restos alimentares que se transformam em placas bacterianas.
Esse problema ocorre devido à falta de uma higiene dental adequada e pode levar à inflamação da gengiva e até à perda dos dentes.
É importante destacar que muitos tutores acabam negligenciando os cuidados com a higiene bucal de seus cães, acreditando que a alimentação com ração seca já seria suficiente para limpar os dentes dos pets.
No entanto, é fundamental que os cachorros (desde filhotes) sejam habituados à escovação com pastas de dente específicas para animais, a fim de manter a saúde bucal em dia.
Em geral, o cálculo se forma lentamente, sendo o processo de calcificação estimulado pela saliva do animal.
Enquanto o pet dorme, a falta de estímulo mastigatório favorece ainda mais a formação das placas. Quando endurecem, se tornam mais difíceis de serem removidas.
Lembre-se: o cálculo presente na boca do cachorro não consiste apenas nas placas que podemos ver, ou seja, ele também se acumula na parte de trás dos dentes e embaixo das gengivas.
Em comparação com outras doenças, o cálculo dental tem a vantagem de apresentar sintomas que são relativamente fáceis de identificar. Basta se aproximar do seu pet, fazer uma inspeção básica nos dentes dele e observar como ele se comporta durante as refeições.
Aqui estão algumas dicas do que observar:
É de extrema importância que os tutores estejam sempre atentos à presença desses sintomas nos dentes do seu pet.
Afinal, a remoção de tártaro em cachorro, também chamada profilaxia odontológica, vai além de uma questão meramente estética.
Além dos sinais que foram mencionados anteriormente, o cálculo dental nos cães pode permitir a contaminação do organismo por bactérias. Quando elas entram na corrente sanguínea podem afetar órgãos vitais como os rins, fígado e coração.
Esse é um agravamento sério do tártaro, pois é capaz até de resultar na morte do animal. Outro problema importante é a gengivite, que pode comprometer a função de proteção dos ligamentos que sustentam os dentes.
Essa situação resulta na periodontite, que é a inflamação dos ossos ao redor dos dentes. Além de provocar sangramentos, essa condição deixa os dentes mais soltos, levando à sua queda.
A dor causada pelo cálculo durante a mastigação faz com que o cão reduza a ingestão de alimentos. Como consequência, o pet pode apresentar perda de apetite, ocasionando uma queda de peso e na falta de nutrientes.
A forma mais eficaz de prevenir o cálculo dental é escovar os dentes do seu cão pelo menos três vezes por semana, usando sempre escova e pasta de dentes apropriadas para uso veterinário.
Preste atenção aos cantos e espaços entre os dentes, pois são áreas de difícil acesso e tendem a acumular mais sujeira. Além da escovação, é viável oferecer brinquedos e alimentos que criem atrito nos dentes, já que isso contribui para a profilaxia odontológica (limpeza dental).
Atualmente, existem também diversos produtos no mercado, como snacks e petiscos, que ajudam a manter a higiene bucal dos pets. É importante levar seu cão para check-ups regulares, garantindo que a saúde bucal dele esteja sempre em dia.
Tem como acabar com tártaro em cachorro nos casos em que a placa já está instalada? Sim!
Nessa situação, é necessário realizar uma profilaxia odontológica, como aquelas limpezas profundas semelhante à que fazemos no dentista, além de fazer uso de remédio para tártaro em cachorro.
Notou que seu cãozinho apresenta cálculo dental? O ideal é agendar uma consulta com um veterinário especialista, pois a avaliação da saúde bucal permitirá determinar o tratamento mais adequado de acordo com a quantidade de tártaro presente.
Se o cálculo não for tratado logo no início, pode levar ao desenvolvimento de doenças periodontais, que envolvem a inflamação das gengivas e dos tecidos ao redor dos dentes, o que ocasiona em consequências graves para a saúde do pet.
Tal condição afeta os tecidos que sustentam os dentes, podendo causar a perda dentária e ferimentos na gengiva.
Vale ressaltar que as bactérias presentes nos dentes podem entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos, como rins, pulmões e coração, provocando doenças sérias.
Uma vez que o cálculo se acumula, sua remoção em cães só pode ser realizada através de um procedimento chamado profilaxia odontológica. Esse tratamento inclui também o polimento e, em certos casos, a extração de dentes que estejam danificados.
O tratamento periodontal elimina as placas bacterianas dos dentes por meio de aparelho chamado ultrassom odontológico. Durante a profilaxia odontológica, os cães precisam ser anestesiados, o que acarreta um risco maior.
Por isso, é aconselhável o uso de anestesia inalatória, que é mais segura e apresenta menos complicações. Mas, fique tranquilo, quando realizado por um profissional cuidadoso que se dedica a garantir o bem-estar dos animais, seu cãozinho estará em boas mãos.
Caso precise realizar a cirurgia de tártaro em cachorro no seu pet, opte por especialistas na área de odontologia veterinária.
Eles dispõem de equipamentos específicos para a remoção de placas bacterianas, extrações dentárias, polimentos, entre outros procedimentos especializados.
Por isso, é bastante importante visitar o veterinário regularmente, manter todas as vacinas para cachorro e exames necessários em dia, além de saber escolher um profissional de confiança.
Agora que você já sabe como limpar tártaro em cachorro por meio de uma profilaxia odontológica, é válido lembrar que aqui na Ufape Hospital Veterinário e UTI 24h, temos convicção de que a vida é inestimável.
Nosso compromisso é intervir nos casos mais críticos e empenhar-nos diariamente para tornar a prevenção o melhor aliado na promoção da qualidade de vida dos animais.
Nossos especialistas dedicam-se diariamente a oferecer cuidados veterinários de excelência, proporcionando aos animais o tratamento de vanguarda que merecem.
Além disso, estamos empenhados em oferecer o melhor tratamento para diversas condições, provocadas por variadas doenças, como vômito amarelo em cachorro, visando proteger seu cãozinho.
Se você está interessado e deseja saber mais sobre o valor de limpeza de tártaro em cachorro, a famosa profilaxia odontológica, estamos à disposição para ajudar!
Entre em contato conosco e agende já uma consulta: