Garantir que nossos pets estejam saudáveis e cheios de vitalidade é o que mais desejamos, não é verdade?
Portanto, é fundamental levá-los anualmente a uma clínica veterinária para realizar um check-up, além de outros exames veterinários essenciais para manter a saúde em dia e prevenir enfermidades.
Essa prática é parte de uma série de cuidados que devemos adotar com nossos animaizinhos, sejam eles cães ou gatos. Afinal, o que queremos é vê-los bem e ao nosso lado por muitos anos.
Por essa razão, neste conteúdo da Ufape Hospital Veterinário, vamos esclarecer os principais exames laboratoriais e de imagem que todo tutor deve conhecer, além de destacar a importância de cada um para a detecção precoce de doenças.
Acompanhe a leitura a seguir!
Os exames laboratoriais veterinários consistem em análises clínicas feitas a partir da coleta de material biológico dos animais, usado como amostra para detectar e identificar possíveis patologias.
Esses procedimentos são importantes para o monitoramento da saúde dos pets, o que permite a detecção de problemas em estágios iniciais e, assim, facilitando um diagnóstico precoce.
Dessa forma, com o laudo dos exames veterinários, o profissional pode rapidamente chegar a uma conclusão e iniciar o tratamento imediato, o que, em muitos casos, pode salvar a vida do animal doente.
Há uma variedade de exames veterinários que o especialista pode solicitar para o animal. Esses testes complementares ajudam o veterinário a confirmar, complementar ou descartar possíveis diagnósticos.
Tais investigações podem ser realizadas com diferentes amostras biológicas, como sangue, urina, fezes, pelos, pele e tecidos provenientes de biópsias e citologias diversas.
As amostras dos dois últimos tipos são enviadas para análise histopatológica por um patologista.
Além disso, existem muitos exames de imagem, que são realizados com o auxílio de ultrassom, raio X, endoscópios, tomógrafos, eletrocardiógrafos e aparelhos de ressonância magnética.
Leia mais sobre:
De fato, os testes veterinários desempenham um papel fundamental na realização de diagnósticos corretos acerca do estado de saúde dos animais atendidos.
Com base na condição clínica observada, o profissional decidirá quais análises são indispensáveis, sendo os exames gerais, como os hemogramas, mais frequentemente requisitados do que os testes mais específicos.
Assim, a partir dos primeiros resultados obtidos, o veterinário poderá solicitar análises mais detalhadas.
É fundamental que os especialistas reconheçam a importância de contar com equipamentos de ponta para alcançar diagnósticos de alta qualidade.
A implementação de tecnologia avançada é essencial para que uma clínica de exames veterinários forneça resultados precisos que sejam realmente úteis na identificação de doenças.
A seguir, vamos mencionar os exames mais requisitados pelos veterinários:
Trata-se de um exame de sangue veterinário que serve para detectar:
Além disso, esse exame também pode indicar possíveis problemas na medula óssea relacionados à produção de células sanguíneas.
Este procedimento é realizado com a coleta de uma amostra de sangue venoso, geralmente, retirada das veias jugulares (no pescoço), cefálicas (na pata dianteira) ou safenas (na pata traseira).
Não é necessário que o pet esteja em jejum para a realização deste tipo de exame clínico veterinário.
O exame de urina em cães e gatos é útil para diagnosticar diabetes e outras doenças endócrinas. Além disso, este processo pode identificar infecções urinárias e fornecer informações valiosas sobre a função renal do animal.
A coleta de urina pode ser feita pela micção espontânea, sondagem uretral ou cistocentese, que envolve a retirada de urina diretamente da bexiga usando uma seringa e agulha inserida na barriga do pet.
É ideal que a bexiga do animal esteja cheia para a realização do teste.
É utilizado para identificar a presença de vermes e protozoários que causam doenças intestinais, como giardíase e isosporose, ajudando a manter seu pet livre desses parasitas nocivos.
O exame coproparasitológico é realizado pela coleta de amostras de fezes. Normalmente, são requisitadas amostras de dias alternados para garantir um diagnóstico mais preciso, assegurando a saúde do seu bichinho.
Este exame tem o propósito de detectar possíveis alterações e doenças no fígado e nos rins.
Por conseguinte, destaca-se como uma das principais medidas de cuidado a serem tomadas com os animais, uma vez que o correto funcionamento desses órgãos é essencial.
Trata-se de um dos procedimentos veterinários mais simples, realizado a partir da análise de uma amostra sanguínea para avaliar as concentrações de substâncias relacionadas com a função dos órgãos.
Para a realização dessas análises, é necessário que o animal esteja em jejum por um período de 6 a 12 horas, dependendo de seu porte e idade.
O exame oftalmológico é bastante comum na prática veterinária. Executado por um especialista, engloba uma variedade de testes complementares, podendo ser realizado em resposta a sintomas ou de forma preventiva.
Os procedimentos se assemelham aos realizados em humanos, incluindo a análise do fundo do olho (fundoscopia), medição da pressão intraocular (tonometria), ultrassonografia ocular e avaliação do ângulo entre a íris e a córnea (gonioscopia).
É um exame veterinário que visa investigar possíveis alterações nos órgãos e glândulas do abdômen, como pâncreas, fígado, rins, bexiga, adrenais e intestino.
A origem dessas mudanças pode ser diversa, como neoplásica (câncer), inflamatória, infecciosa, entre outras.
O teste requer que a região abdominal do animal esteja tosada, o que é feito no momento da abordagem.
Recomenda-se que o pet esteja com a bexiga cheia, em jejum, e tome um medicamento para eliminar gases intestinais que possam interferir no exame.
O eletrocardiograma avalia a atividade elétrica do coração, podendo identificar a presença de arritmias.
Adicionalmente, é capaz de apontar alterações na morfologia das câmaras cardíacas, sendo que o diagnóstico definitivo deve ser confirmado por meio de ecocardiografia veterinária.
O procedimento é simples: o pet é colocado de lado e contido na mesa, enquanto o veterinário fixa eletrodos em seu corpo para captar a atividade elétrica cardíaca.
Não é necessário preparo prévio, nem o animal receberá choques durante o exame.
Este exame físico veterinário é realizado na área anal e pode causar desconforto ao animal.
No entanto, é primordial para diagnosticar e tratar problemas intestinais, especialmente, quando o pet apresenta dor e dificuldade para defecar.
O raio X permite visualizar ossos e órgãos internos, evitando procedimentos mais invasivos. É considerado uma ferramenta necessária para profissionais no diagnóstico de diversas patologias.
As áreas mais comuns para este tipo de exame incluem: sistema musculoesquelético, tórax, coluna vertebral, abdômen e crânio.
Sempre que necessário, é o veterinário clínico quem decide se deve realizar determinados exames laboratoriais.
Geralmente, esses testes são solicitados quando o animal apresenta sintomas ou comportamentos incomuns, mas também podem ser parte de check-ups preventivos.
Alguns sinais clínicos que indicam a necessidade de exames veterinários incluem:
Esses sinais são indicativos de que exames veterinários podem ser fundamentais para diagnosticar corretamente e iniciar o tratamento adequado para o bem-estar do seu pet.
O custo de uma análise pode variar dependendo das etapas do exame clínico veterinário e do local onde ele será realizado. Além disso, os preços devem oscilar de acordo com a região e a clínica específica.
Para obter uma cotação correta, é recomendável entrar em contato com o profissional de sua preferência para obter informações sobre os valores dos testes que você precisa.
Agora que já sabemos sobre a anamnese e exame físico veterinário, vale ressaltar que aqui na Ufape Hospital Veterinário e UTI 24h, temos convicção de que a vida é inestimável.
Nosso compromisso é intervir nos casos mais críticos e empenhar-nos diariamente para tornar a prevenção o melhor aliado na promoção da qualidade de vida dos animais.
Nossos especialistas dedicam-se diariamente a oferecer cuidados veterinários de excelência, proporcionando aos pets o tratamento de vanguarda que merecem.
Além disso, estamos empenhados em oferecer o melhor tratamento para diversas condições, como cardiopatia canina, visando proteger seu cãozinho.
Se você está interessado e deseja saber mais sobre o exame bioquímico veterinário, estamos à disposição para ajudar!
Entre em contato conosco e agende já uma consulta: