Quando o seu cãozinho começa a mostrar sinais de desconforto ou infecção nas orelhas, é essencial que os tutores estejam atentos e considerem necessário utilizar um remédio para ouvido de cachorro.
Isso porque a capacidade auditiva é imprescindível para os cães, pois desempenha um papel fundamental em sua comunicação e interação com o ambiente. Por isso, a saúde auditiva dos pets merece toda nossa atenção, e com o conhecimento adequado, podemos garantir seu bem-estar e qualidade de vida.
Dessa forma, neste texto da Ufape Hospital Veterinário, vamos discutir os medicamentos adequados para aliviar a dor de ouvido em cães e explicar como esses tratamentos afetam o organismo do animal.
Continue lendo para saber mais!
Por mais que o tutor se preocupe, antes de tentar medicar o animal que está com dor no ouvido, é fundamental entender a verdadeira razão do problema.
Sendo assim, saiba que apenas um veterinário pode ser capaz de dizer qual o melhor remédio para dor de ouvido de cachorro, uma vez que é preciso avaliar os sinais clínicos antes de iniciar a medicação.
A princípio, é possível afirmar que a otite canina é uma das principais causadoras de dores no ouvido.
Essa condição pode ser ocasionada por diversos aspectos, como alergias, corpos estranhos, parasitas, alergias, fatores ambientais ou anatômicos. Essa doença costuma ser dividida em otite primária ou secundária:
Além dessas situações, outras ocasiões em que a otite pode surgir é quando há uma infecção auricular no pet. Essa circunstância acontece por consequência de fibroses ou calcificações.
Deste modo, a dor de ouvido em cachorro pode ocasionar em:
Já em casos mais graves, a otite pode acometer o sistema neurológico do animal, causando a perda auditiva.
Leia mais:
Antes de iniciar um tratamento com o remédio para dor de ouvido em cachorro, é de extrema importância identificar o agente patológico responsável pelo problema.
Durante uma consulta, o veterinário deve prescrever o que considera o melhor remédio para dor de ouvido de cachorro, além de ensinar como administrá-lo.
Não há uma única solução para tratar a dor de ouvido em cachorros, pois existem vários medicamentos recomendados para o tratamento de otites. A escolha do medicamento depende do agente responsável pelo problema específico do animal de estimação.
Os remédios para dor de ouvido em cachorros mais comuns incluem fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico. Estes são medicamentos aplicados diretamente no ouvido do animal para reduzir a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Algumas pomadas otológicas veterinárias têm ação tanto contra fungos quanto contra bactérias.
Em casos mais graves ou com características específicas da doença, pode ser necessário utilizar outros tipos de medicamentos, como antibióticos e antialérgicos administrados por via oral.
Por isso, a resposta sobre qual medicamento administrar para tratar a dor de ouvido em cachorros pode variar. Portanto, é fundamental sempre consultar um veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para garantir o cuidado adequado ao animal.
As instruções para aplicação de remédios para dor de ouvido em cachorro devem ser indicadas por um profissional. Por isso, o tutor não deve hesitar em esclarecer todas as dúvidas durante a consulta com um veterinário. Só assim, vai garantir um tratamento seguro e eficaz ao animal.
Conforme mencionado anteriormente, o tratamento para a inflamação no ouvido de cachorro geralmente envolve o uso de medicamentos tópicos, administrados em forma de gotas.
Após consultar um profissional para determinar a dosagem adequada, é essencial aplicar as gotas diretamente no ouvido do cachorro. Em seguida, massageie delicadamente a orelha do animal para garantir que a medicação alcance o canal auditivo.
É muito importante ressaltar que os tutores devem evitar remédios caseiros e supostas “soluções milagrosas” encontradas na internet. Além de não terem eficácia cientificamente comprovada, algumas dessas substâncias podem agravar a condição clínica do animal de estimação.
Veja também:
A Ufape Hospital Veterinário acredita que a vida não tem preço. Nossa missão é atuar nos casos mais críticos, além de batalhar diariamente para fazer da prevenção o melhor aliado da qualidade de vida dos animais.
As equipes de especialidades trabalham em estreita colaboração com veterinários da família e tutores para desenvolver o melhor plano de tratamento possível para cada paciente, o que garante melhores resultados.
A clínica está preparada para atender todos os pets em qualquer necessidade médica, apostando na medicina preventiva e na tecnologia a favor da vida.
Se interessou e deseja conhecer um pouco mais sobre os atendimentos?
Entre em contato conosco e agende já uma consulta para o seu pet!