Para alguns, o som de um cachorro roncando pode ser fofo, mas para os veterinários, esse ruído frequentemente revela pistas cruciais sobre a saúde do animal.
O ronco canino, embora possa parecer inofensivo, pode ser um sinal de diversos problemas de saúde, desde obstruções respiratórias até condições mais graves.
Neste conteúdo, nós da Ufape Hospital Veterinário, vamos nos aprofundar no assunto para que você fique bem informado sobre o que significa quando o cachorro ronca, além de destacar a importância de uma avaliação cuidadosa para garantir o bem-estar dos pets. Boa leitura!
Assim como acontece com os humanos, o ronco dos cães nada mais é do que o resultado de um estreitamento das vias respiratórias, dificultando a livre passagem do ar.
Essa condição pode ter causas bastante simples, como sintomas gripais, mas também pode ser o indicativo de que algo mais sério está acontecendo, como o surgimento de tumores.
Dessa forma, mesmo que você não se incomode com cachorro que ronca, é sempre importante apurar o que está por trás do barulho.
Existem inúmeras razões para um cachorro roncar, por isso, é importante entender quais podem ser esse motivos. Confira abaixo:
Se o cachorro está roncando ao respirar e com o corpo estranho, pode ser devido a um objeto preso nas narinas ou garganta. Para ter certeza, é aconselhável verificar as vias respiratórias do animal. Se houver obstrução, é importante buscar a ajuda de um médico veterinário.
Devido à formação óssea e características de algumas raças, determinados cães roncam mais do que os outros. Essa é a principal causa de ronco em cachorros braquicefálicos que possuem focinhos achatados, como os pugs, terriers e bulldogs.
Sendo assim, consulte um veterinário para compreender se é a anatomia que está fazendo seu cachorro roncar e quais alternativas existem para solucionar essa condição.
O cachorro roncando enquanto dorme também pode ser um sintoma de algumas alergias. As sensibilidades ao respirar ocorrem devidos a diversos cheiros, como:
Se o seu pet desenvolver alergia, procure um especialista para que ele lhe indique o melhor tratamento.
Quando o cão está com sobrepeso, provavelmente, ele terá dificuldade para respirar, resultando em um ronco durante as respirações. Além disso, a obesidade é capaz de afetar a disposição do pet, prejudicando outras partes do corpo.
Para resolver esse problema, é recomendado que o animal pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação balanceada. Contudo, você deve consultar um médico veterinário para garantir que seu cãozinho fique saudável e nutrido.
Uma característica comum entre os cães e seus tutores é a possibilidade do desenvolvimento de rinites, gripes e até bronquites, que são responsáveis por entupir o nariz, além de trazer bastante desconforto e uma sinfonia de roncos noite adentro.
Aqui, para realizar os cuidados necessários, é preciso estar atento à presença de agentes alergênicos pela casa, além de manter roupas quentinhas e cobertores por perto sempre que as temperaturas ficarem mais baixas.
Algumas raças estão mais sujeitas ao desenvolvimento de tumores pelo corpo, inclusive na cavidade nasal. Embora nem todos sejam malignos, a doença pode trazer desconforto e fazer com que o pet ronque bastante.
Quando o cão desenvolve problemas bucais, como infecções dentárias ou a formação de massas na cavidade oral, também pode começar a roncar.
A longo prazo, esses problemas podem influenciar na qualidade da respiração, dificultando a passagem do ar pelas vias aéreas.
Outro importante motivo de ronco do cachorro ao dormir é a própria posição adotada durante o sono por conta de um possível prolongamento de seu palato mole.
Algumas posições podem fazer com que o nariz fique comprometido, dificultando a passagem do ar, acarretando em malefícios cronicamente ao paciente. Mas, se ele mudar de posição e o ronco continuar, o tutor deve procurar um veterinário para descartar problemas de saúde.
Leia mais:
Fazer um cachorro parar de roncar pode depender da causa subjacente do ronco. Contudo, listamos algumas dicas gerais que podem ajudar a reduzir ou eliminar o problema:
É válido lembrar que o ronco ocasional é normal em muitos cães, e nem sempre é possível eliminá-lo completamente.
Já se o ronco é constante, alto ou acompanhado de sinais de desconforto, é importante buscar orientação veterinária para garantir que não haja problemas de saúde subjacentes que precisam ser tratados.
Veja também:
Aqui na UFAPE Hospital Veterinário e UTI 24H acreditamos que a vida não tem preço. Nossa missão é atuar nos casos mais críticos, além de batalhar diariamente para fazer da prevenção o melhor aliado da qualidade de vida dos animais.
Todos os dias, nossos especialistas ofertam uma medicina veterinária de excelência, trazendo para os pets o tratamento de ponta que ele merece.
A propósito, a Ufape Hospital Veterinário está preparada para atender todos os pets em qualquer necessidade médica, apostando na medicina preventiva e na tecnologia a favor da vida. Por isso conta com vários diferenciais como:
Se interessou e deseja conhecer um pouco mais sobre o que fazer para o cachorro parar de roncar?
Entre em contato conosco e agende já uma consulta para o seu pet!