As vacinas para gatos são fundamentais para evitar a exposição dos felinos a doenças graves e zoonoses, que são patologias que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. Entretanto, a tabela de vacinação pode gerar muitas dúvidas, especialmente, em relação ao intervalo de tempo entre as doses.
A fim de esclarecer todos esses questionamentos, neste conteúdo da Ufape Veterinária, vamos abordar como funciona a vacinação para gatos e qual é a sua importância para a vida dos felinos. Boa leitura!
As vacinas são responsáveis por proteger os gatos e até a sua família contra diversas doenças. Criados a partir de fragmentos ou vírus e bactérias inativados, os imunizantes estimulam a criação de anticorpos pelo próprio corpo do animal.
Em geral, essas células de defesa reduzem os efeitos ou impedem que o felino contraia doenças, inclusive, algumas zoonoses. Isto é, condições que podem acometer humanos, colocando você e sua família em risco.
Portanto, vacinar é um ato de amor e proteção ao seu felino e família contra doenças. É importante seguir a tabela de vacinação para gatos corretamente de acordo com a indicação do seu médico veterinário.
A primeira vacina para gato filhote deve ser aplicada entre seis e oito semanas de vida do felino, uma vez que o animal já está maduro o suficiente para desenvolver anticorpos de forma eficaz.
Quando filhotes, os gatos se alimentam de leite materno, uma importante fonte de nutrientes, vitaminas e anticorpos. No entanto, quando o pet cresce e passa pelo desmame, os anticorpos vão sumindo, deixando o animal exposto aos vírus e bactérias.
Dessa forma, o protocolo de vacinas para gatos filhotes se inicia entre 45 e 60 dias de vida. Aliás, alguns imunizantes podem ser ministrados em várias doses. Veja a tabela a seguir:
Esse esquema de vacinação é comum, entretanto, só os veterinários podem indicar outros imunizantes.
Como vimos anteriormente, existem várias vacinas disponíveis para gatos, cada uma destinada a prevenir doenças específicas.
Abaixo, vamos entender um pouco mais sobre alguns dos imunizantes mais comuns para felinos:
As vacinas polivalentes podem ser encontradas com os nomes de V4 e V5 e a diferença entre elas se dá pela quantidade de antígenos que cada uma delas contém e, por consequência, quantas doenças elas previnem.
Isso significa que a V4 protege o gato contra 4 tipos de patologias e a V5 contra 5 tipos de enfermidades felinas. Saiba mais:
Em geral, essa vacina é ministrada quando o gato atinge 12 semanas de vida ou após a última dose da polivalente. Apesar de ser rara entre os felinos, a raiva possui uma taxa de mortalidade de quase 100%.
Inclusive, aplicar esse imunizante no pet também é uma forma de trazer bem-estar para outros membros da família, afinal, a raiva é uma zoonose que pode contaminar humanos.
Leia mais:
Quando o assunto é vacinas para gatos, informação de qualidade nunca é demais. Portanto, é fundamental que você procure por um veterinário de confiança para realizar a imunização do seu felino.
A propósito, esse profissional será responsável por organizar um calendário de vacinação que deve conter todas as dosagens que o animal tem que tomar. Vale ressaltar que toda vacina para gato deve ser aplicada apenas por médicos veterinários.
Os custos das vacinas para gatos podem variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, a clínica veterinária que você escolher, o tipo de vacina e se o seu felino precisa de imunizantes básicos ou vacinas adicionais específicas para determinadas doenças.
Para obter informações precisas sobre valores das vacinas da Ufape Veterinária, entre em contato conosco.
A Ufape atua nos casos mais críticos, mas também batalha diariamente para fazer da prevenção o melhor aliado da qualidade de vida dos animais.
Todos os dias, especialistas da Ufape ofertam uma medicina veterinária de excelência, trazendo para os pets o tratamento de ponta que ele merece.
Na Ufape vacinamos seu melhor amigo contra diversas doenças. Afinal, prevenir é melhor que remediar!
Se preferir, agende uma consulta agora mesmo: